Buscar

É possível vender pão online?

#panificacao #confeitaria #paificacaoartesanal #pao


A panificação faz parte do setor primário de alimentação que garante o abastecimento de alimentos à população. Então, o setor de panificação não deveria ter uma série de garantias para não ter que fechar ou ver suas vendas caírem em função da pandemia atual? É aqui que nos questionamos se existe alternativa para que o nosso setor não seja impactado negativamente no presente e no futuro. Podemos refletir sobre outras empresas e setores que se reinventaram no passado? É viável vender pão online?


Conhecemos as vantagens em estar online e mudar o sistema de distribuição, porque a maioria de nós somos consumidores online. Quem nunca reservou um quarto de hotel pela internet ou já comprou produtos online? Quem nunca usou uma app para checar o tempo ou pesquisou no google um endereço? As ferramentas já estão disponíveis, só que ainda não estão adaptadas ao nosso ambiente e aos nossos negócios.


O e-commerce, ou venda de mercadorias pela internet, reduz custos, fideliza o cliente, proporciona maior alcance de audiência, agrega segurança ao vendedor e ao comprador, facilita a entrega do produto e aumenta o ticket médio entre os clientes.


Além disso, as lojas online estão abertas ao público 24 horas por dia, não têm limitações geográficas, podem ajudar a aumentar o número de clientes, permitir um estudo dos clientes sobre seus gostos e compras, aumentar a visibilidade do negócio e podem criar uma comunidade. Cada empresa tem a possibilidade de criar um site pessoal com uma loja online ou aderir a uma plataforma colaborativa, que nada mais é do que um site que centraliza todas as funcionalidades ligadas à venda online, colocando todas as suas funcionalidades à disposição dos diferentes utilizadores.


Marketplace é o termo cunhado em inglês que se refere a um mercado online onde produtos e informações de estoque são fornecidos pelos usuários, enquanto as transações são processadas pelo proprietário do sistema. Os marketplaces mais conhecidos e usados são Airbnb, Alibaba, Amazon, Mercado Livre, OLX, Magazine Luiza, etc. O vendedor aumenta sua presença e visibilidade online ao ser incluído no marketplace, poupando a criação e manutenção necessária para ter seu próprio site com sua loja online. Além disso, melhoraria seu posicionamento nos motores de busca por ser um site com mais tráfego do que um site de uma padaria individual. Seria mais um canal de vendas, que também daria maior credibilidade ao ser incluído em uma lista de padarias nacionais.


Para iniciar seu negócio em um marketplace, é necessário estabelecer um plano de negócios que defina os produtos físicos a serem vendidos, a estratégia de distribuição do produto e quem seriam os compradores e vendedores (um negócio B2B, ou seja, de empresa para empresa ou B2C, ou seja, de empresa para cliente).


Se optar pela distribuição direta dos seus produtos, significa que ficará a cargo da venda imediata ao consumidor, o que pode fazer através de uma loja online ou de um marketplace.


Estas são duas das opções mais comuns como canal de distribuição para a padaria:


  • A empresa administra o transporte dos produtos com funcionários próprios e logística. As mercadorias geralmente estão localizadas em um depósito central e em outros depósitos secundários locais;

  • É contratado um serviço de entrega externa, como os Correios, que se responsabiliza pelo transporte da mercadoria. Também aqui são necessários armazéns centrais ou locais. Nesse caso, você economiza em pessoal e transporte, embora tenha que abrir mão do controle dos aspectos que garantem uma entrega oportuna e confiável.


Em qualquer dos casos, os custos de distribuição seriam suportados pelo consumidor e adicionados ao preço de compra. Para tornar os custos de distribuição mais acessíveis e interessantes para o consumidor, é recomendável disponibilizá-los para o volume de compra. Isso significa que, quanto maior o volume e o custo de compra, menores são os custos de distribuição.


Então, você se sentiria encorajado a ingressar em um Marketplaceno Brasil? Você acha que a venda de pão online pode beneficiar positivamente o seu negócio?




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo