Buscar

O que é a fermentação natural?

Compreender o processo de fermentação natural é muito importante para se tornar um padeiro profissional.


A fermentação natural tem sido utilizada há milênios pela humanidade. Seja pelo nome de levain, massa madre, massa mãe ou sourdough, o fermento natural é um ingrediente indispensável para se produzir pão de fermentação natural.


O que é um starter de massa fermentada?

Um starter de massa fermentada é uma cultura natural de leveduras e bactérias selvagens. Criar um starter de massa fermentada é fácil e envolve combinar farinha e água e deixá-los descansar até fermentar. Esta mistura é alimentada com farinha fresca e água durante um período de tempo para criar uma forte cultura de fermento e bactérias que podem fazer seu pão crescer. Isso significa que o fermento comercial não é necessário no pão de massa fermentada.


Para produzir adicione 50% de farinha e 60% de água em um bowl e mexa até formar uma textura em pasta. Tampe e deixe em temperatura ambiente até crie bolhas de ar e aumente de tamanho. Quando estiver ativo, você poderá usá-lo repetidamente para fazer pão, desde que continue alimentando-o. É comum utilizar farinha branca para facilitar, mas muitas receitas recomendam começar com farinha integral, centeio ou uma mistura de farinha branca e integral - o que você escolher, o método ainda é o mesmo.



Alimentar o fermento

Separe parte da massa fermentada para utilizar na sua produção. Após isso, repita esse processo novamente até que o fermento cresça e acrescente mais 50% de farinha e 60% de água sobre o restante e deixe fermentar novamente.


Lembre-se de que seu starter de massa fermentada funciona como um agente de fermentação natural por causa dos bons microorganismos que vivem dentro dele. Quanto menos você os alimenta, mais fracos eles se tornam.

28 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo